NOME DO CURSO :TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
-Ensino e Aprendendo com as TIC(100H)
NOME DO ALUNO: Fernanda Rodrigues
UNIDADE E A ATIVIDADE: Unidade 1 - Atividade 1-7
NOME DO ALUNO: Fernanda Rodrigues
UNIDADE E A ATIVIDADE: Unidade 1 - Atividade 1-7
Pesquisando sobre o trabalho com projetos
- Tema: O Carteiro Chegou.
- Conteúdos
curriculares envolvidos: Língua
Portuguesa
- Alunos
atendidos: 2º Ano do Ensino
Fundamental (36 alunos e 2 professoras).
- Tecnologias e
mídias utilizadas: Livros
literários, Diferentes portadores de texto, CD de áudio, DVD, Computadores
(internet), Datashow, Papéis, Lápis, Giz e Quadro negro.
- Duração: Aproximadamente 3 meses.
- Desenvolvimento:
O livro traz um interessante trabalho
de intertextualidade e inter-gêneros, todavia,
é necessário que anteriormente ou simultaneamente sejam trabalhados os
seguintes contos: Cachinhos dourados e os três ursos; Branca de Neve e os sete
anões; João e o pé de feijão; Cinderela; Chapeuzinho Vermelho.
O carteiro é o personagem principal que
realiza a sua tarefa entregando cartas para destinatários que são personagens
das histórias dos contos infantis tradicionais. Assim, dentro do suporte
envelope, são anexados a ele, no decorrer da história, vários gêneros textuais,
com diferentes propósitos comunicativos.
O trabalho é dividido em pequenas
oficinas explorando os gêneros textuais, a configuração das cartas, informações
contidas nelas e com que intuito, conforme quadro abaixo:
- Habilidades desenvolvidas : Interesse pela escrita, interesse de
ouvir, expressar sentimentos, experiências, idéias e opiniões. De contar
as histórias dos personagens de desenhar de escrever cartas aos amigos. Riqueza
de fatos ao recontar as histórias. Localização temporal dentro da
história. Localização de informações explícitas e implícitas.
Conclusão: Muito mais do que a escrever e receber cartas,
o projeto busca levar o alunado à socialização, à interação, e à construção de
um discurso mais autônomo, cívico e consciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário