terça-feira, 24 de julho de 2012


NOME DO CURSO :TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO -Ensino e Aprendendo com as TIC(100H)
NOME DO ALUNO: Fernanda Rodrigues
UNIDADE E A ATIVIDADE: Unidade 1 - Atividade 1-7




Pesquisando sobre o trabalho com projetos

  • Tema: O Carteiro Chegou.
  • Conteúdos curriculares envolvidos: Língua Portuguesa
  • Alunos atendidos: 2º Ano do Ensino Fundamental (36 alunos e 2 professoras).
  • Tecnologias e mídias utilizadas: Livros literários, Diferentes portadores de texto, CD de áudio, DVD, Computadores (internet), Datashow, Papéis, Lápis, Giz e Quadro negro.
  • Duração: Aproximadamente 3 meses.
  • Desenvolvimento:

O livro traz um interessante trabalho de intertextualidade  e inter-gêneros, todavia, é necessário que anteriormente ou simultaneamente sejam trabalhados os seguintes contos: Cachinhos dourados e os três ursos; Branca de Neve e os sete anões; João e o pé de feijão; Cinderela; Chapeuzinho Vermelho.

O carteiro é o personagem principal que realiza a sua tarefa entregando cartas para destinatários que são personagens das histórias dos contos infantis tradicionais. Assim, dentro do suporte envelope, são anexados a ele, no decorrer da história, vários gêneros textuais, com diferentes propósitos comunicativos.

O trabalho é dividido em pequenas oficinas explorando os gêneros textuais, a configuração das cartas, informações contidas nelas e com que intuito, conforme quadro abaixo:

 
  • Habilidades desenvolvidas : Interesse pela escrita, interesse de ouvir, expressar sentimentos, experiências, idéias e opiniões. De contar as histórias dos personagens de desenhar de escrever cartas aos amigos. Riqueza de fatos ao recontar as histórias. Localização temporal dentro da história. Localização de informações explícitas e implícitas.



Conclusão:  Muito mais do que a escrever e receber cartas, o projeto busca levar o alunado à socialização, à interação, e à construção de um discurso mais autônomo, cívico e consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário