TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO -Ensino e
Aprendendo com as TIC(100H)
NOME DO ALUNO: Fernanda Rodrigues
UNIDADE E A ATIVIDADE: Unidade 2 - Atividade 2-5
NOME DO ALUNO: Fernanda Rodrigues
UNIDADE E A ATIVIDADE: Unidade 2 - Atividade 2-5
Planejando uma atividade com hipertexto
ou internet
Adaptação do
Plano de Aula ‘Plaft!
Soc! Bum! Pou!!’ extraído do portal da Revista Nova Escola.
Conteúdos:
Língua Portuguesa e Educação Religiosa.
Objetivos: Refletir sobre o impacto da violência dos desenhos
animados sobre o indivíduo.
Introdução:
Ouça atentamente esta história (história contada pelo professor):
Luís, oito anos, assiste a um desenho animado
na sala de casa. Na tela, o Papa-Léguas atira um pesada bigorna, do alto de um
penhasco, na cabeça do Coiote, seu eterno inimigo. Bip! Bip! O pobre Coiote
fica achatado como uma panqueca. Luís arregala os olhos. Com um sorriso
suspeito, pega um vaso de cima da mesa. Sobe a escada vai até o berço em que
dorme seu irmãozinho Pedro. PLOFT!! A cabeça do bebê vira geléia.
Cause uma pausa e observe como as crianças reagiram ao escutar este
trecho de uma história.
Pergunte instigando a formação de opniões:
·
Vocês já viram
algum desenho que os personagens fazem as mesmas coisas?
·
Quem conhece o
Papa-léguas e o Coiote?
Utilizando a sala do ePROINFO:
As crianças deverão acessar no wikcionário
o significado da palavra VIOLÊNCIA.
(Cada um deverá registrar no em documento de texto suas próprias conclusões
e aguardar para confronto posterior.)
Vamos assistir ao vídeo:
LOGO APÓS INCENTIVAR QUE AS CRIANÇAS ENCONTRM UM OUTRO EPISÓDIO PARA AJUDAR A FORMAR SUA OPNIÃO.
Interferência do professor:
A
não ser que Luís fosse um perigoso psicopata-mirim, tal cena jamais aconteceria,
vocês não acham?
Na
vida real (fora de contos imaginários ou desenhos animados),esta situação terminaria
bem?
O
irmão de Luís se levantaria e corria atrás dele apenas “amassado ou achatado”?
E se
algo parecido acontecesse com você ou seus irmãos, o que aconteceria?
O
sentimento que você teria seria o mesmo dos personagens de contos ou desenhos?
Confronto sobre as definições individuais sobre a palavra violência.
Conclusão: concurso de frases sobre o que podemos fazer para evitar a
violência, não só domicilar, quanto a mundial.
Exposição em ambiente comum aos demais alunos da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário