quarta-feira, 25 de julho de 2012


TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO -Ensino e Aprendendo com as TIC(100H)
NOME DO ALUNO: Fernanda Rodrigues
UNIDADE E A ATIVIDADE: Unidade 2 - Atividade 2-5



Planejando uma atividade com hipertexto ou internet









 Adaptação do Plano de Aula ‘Plaft! Soc! Bum! Pou!!’ extraído do portal da Revista Nova Escola.






Conteúdos: Língua Portuguesa e Educação Religiosa.



Objetivos: Refletir sobre o impacto da violência dos desenhos animados sobre o indivíduo.



Introdução:

Ouça atentamente esta história (história contada pelo professor):



 Luís, oito anos, assiste a um desenho animado na sala de casa. Na tela, o Papa-Léguas atira um pesada bigorna, do alto de um penhasco, na cabeça do Coiote, seu eterno inimigo. Bip! Bip! O pobre Coiote fica achatado como uma panqueca. Luís arregala os olhos. Com um sorriso suspeito, pega um vaso de cima da mesa. Sobe a escada vai até o berço em que dorme seu irmãozinho Pedro. PLOFT!! A cabeça do bebê vira geléia.



Cause uma pausa e observe como as crianças reagiram ao escutar este trecho de uma história.



Pergunte instigando a formação de opniões:



·        Vocês já viram algum desenho que os personagens fazem as mesmas coisas?

·        Quem conhece o Papa-léguas e o Coiote?











Utilizando a sala do ePROINFO:



As crianças deverão acessar no wikcionário o significado da palavra VIOLÊNCIA.



(Cada um deverá registrar no em documento de texto suas próprias conclusões e aguardar para confronto posterior.)



Vamos assistir ao vídeo:





LOGO APÓS INCENTIVAR QUE AS CRIANÇAS ENCONTRM UM OUTRO EPISÓDIO PARA AJUDAR A FORMAR SUA OPNIÃO.




Interferência do professor:



A não ser que Luís fosse um perigoso psicopata-mirim, tal cena jamais aconteceria, vocês não acham?

Na vida real (fora de contos imaginários ou desenhos animados),esta situação terminaria bem?

O irmão de Luís se levantaria e corria atrás dele apenas “amassado ou achatado”?

E se algo parecido acontecesse com você ou seus irmãos, o que aconteceria?

O sentimento que você teria seria o mesmo dos personagens de contos ou desenhos?

        

Confronto sobre as definições individuais sobre a palavra violência.



Conclusão: concurso de frases sobre o que podemos fazer para evitar a violência, não só domicilar, quanto a mundial.



Exposição em ambiente comum aos demais alunos da escola.






Nenhum comentário:

Postar um comentário