TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO –
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC (100 H)
NOME DO ALUNO: FERNANDA
RODRIGUES SODRÉ
UNIDADE 4 - ATIVIDADE: 4.7
Segundo
a autora a tecnologia digital faz parte do currículo ainda que o objeto de
estudos não seja a própria tecnologia, trazendo contribuições significativas à
aprendizagem, com clareza da intencionalidade pedagógica voltada ao
desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com tecnologias.
A integração entre currículo e
tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da
sala de aula, mas para isso temos que compreender a concepção de currículo que
almejamos desenvolver com objetivos claramente definidos.
Porém o desafio mais complexo
desse processo está na criação de um “modelo” educacional flexível e aberto ao
desenvolvimento de novas propostas curriculares. Não basta mudar o currículo
escolar superficialmente é preciso repensar a escola, a educação no sentido
mais amplo.’ É fundamental que a escola
seja menos lecionadora e mais organizadora de conhecimentos e articuladora dos
diversos espaços do conhecimento”.
É preciso que os
educadores estejam abertos a mudanças,
principalmente no que se refere às tecnologias, buscando aprender e ensinar,
adotando novos significados metodológicos alinhados com os tecnológico
favorecendo o processo de construção do conhecimento do discente. Dessa forma,
através de estratégias pedagógicas adequadas, prática e teoria se
inter-relacionam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário