terça-feira, 31 de julho de 2012


TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC (100 H)

NOME DO ALUNO: FERNANDA RODRIGUES SODRÉ

UNIDADE 4 - ATIVIDADE: 4.7




Segundo a autora a tecnologia digital faz parte do currículo ainda que o objeto de estudos não seja a própria tecnologia, trazendo contribuições significativas à aprendizagem, com clareza da intencionalidade pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com tecnologias.

A integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula, mas para isso temos que compreender a concepção de currículo que almejamos desenvolver com objetivos claramente definidos.

Porém o desafio mais complexo desse processo está na criação de um “modelo” educacional flexível e aberto ao desenvolvimento de novas propostas curriculares. Não basta mudar o currículo escolar superficialmente é preciso repensar a escola, a educação no sentido mais amplo.’ É fundamental que a  escola seja menos lecionadora e mais organizadora de conhecimentos e articuladora dos diversos espaços do conhecimento”.

É preciso que os educadores   estejam abertos a mudanças, principalmente no que se refere às tecnologias, buscando aprender e ensinar, adotando novos significados metodológicos alinhados com os tecnológico favorecendo o processo de construção do conhecimento do discente. Dessa forma, através de estratégias pedagógicas adequadas, prática e teoria se inter-relacionam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário