TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO –
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC (100 H)
NOME DO ALUNO: FERNANDA
RODRIGUES SODRÉ
UNIDADE 4 - ATIVIDADE: 4.4
CURRÍCULOS,
PROJETOS E TECNOLOGIA
Apropriando-se das palavras de Umberto
Eco (1997), "nós precisamos de uma forma nova de competência crítica, uma
arte ainda desconhecida de seleção e decodificação da informação, em resumo uma
sabedoria nova”.
Experiência
com a integração de tecnologias ao currículo
Antes não se pensava num currículo articulado às
tecnologias enquanto que nos tempos atuais isso se faz necessário, hoje são
inegáveis as potencialidades do uso educativo de tecnologias. Porém, o uso traz
contribuições significativas à aprendizagem quando acontece integrado a um
projeto curricular com objetivos bem definidos voltados ao desenvolvimento da
capacidade de pensar e aprender com tecnologias.
Como diz Paulo Freire:” Há necessidade de sermos homens e mulheres de
nosso tempo e empregarmos todos os recursos disponíveis para dar o grande salto
que nossa educação está a exigir.”
A formação docente tem papel fundamental
na qualidade da educação. Pode-se a ela , contribuir para uma sociedade mais
justa, onde valores sejam resgatados e a cultura popular seja respeitada
Por isso a necessidade de se desenvolver
no educando a autonomia, a criticidade e consciência cidadã; em suma a
“Educação Como Prática da Liberdade” proposta por Paulo Freire.
É de nossa competência agora introduzir
novas ações para permear a educação,a cultura e a socialização global, e uma
forma agradável e eficiente disso é de fazer uso das mídias digitais e
internet.
Os
link's a seguir retratam algumas falhas nossas ,enquanto educadores, e apontam
possibilidades de acertos .Que façamos uso das novas tecnologias racionalmente
em prol da educação e não da massificação, de forma crítica e criativa,
respeitando a maturidade e capacidade de entendimento de cada fase de nossos
alunos, escolhendo criteriosamente o que lhes indicaremos a acessar:
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