terça-feira, 31 de julho de 2012


TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC (100 H)

NOME DO ALUNO: FERNANDA RODRIGUES SODRÉ

UNIDADE 4 - ATIVIDADE: 4.4





CURRÍCULOS, PROJETOS E TECNOLOGIA







            Apropriando-se das palavras de Umberto Eco (1997), "nós precisamos de uma forma nova de competência crítica, uma arte ainda desconhecida de seleção e decodificação da informação, em resumo uma sabedoria nova”.

Experiência com a integração de tecnologias ao currículo



Antes não se pensava num currículo articulado às tecnologias enquanto que nos tempos atuais isso se faz necessário, hoje são inegáveis as potencialidades do uso educativo de tecnologias. Porém, o uso traz contribuições significativas à aprendizagem quando acontece integrado a um projeto curricular com objetivos bem definidos voltados ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com tecnologias.



 Como diz Paulo Freire:” Há necessidade de sermos homens e mulheres de nosso tempo e empregarmos todos os recursos disponíveis para dar o grande salto que nossa educação está a exigir.”



A formação docente tem papel fundamental na qualidade da educação. Pode-se a ela , contribuir para uma sociedade mais justa, onde valores sejam resgatados e a cultura popular seja respeitada

Por isso a necessidade de se desenvolver no educando a autonomia, a criticidade e consciência cidadã; em suma a “Educação Como Prática da Liberdade” proposta por Paulo Freire.

É de nossa competência agora introduzir novas ações para permear a educação,a cultura e a socialização global, e uma forma agradável e eficiente disso é de fazer uso das mídias digitais e internet.



            Os link's a seguir retratam algumas falhas nossas ,enquanto educadores, e apontam possibilidades de acertos .Que façamos uso das novas tecnologias racionalmente em prol da educação e não da massificação, de forma crítica e criativa, respeitando a maturidade e capacidade de entendimento de cada fase de nossos alunos, escolhendo criteriosamente o que lhes indicaremos a acessar:









Nenhum comentário:

Postar um comentário