terça-feira, 31 de julho de 2012


Nome do Curso: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC (100h)

Unidade: 4                             Atividade:4-5

GRUPO : 2A

NOME: Fátima Miranda Scott

               Flávia Hermínia Sampaio Rodrigues

               Fernanda Rodrigues Sodré de França Batista Ferreira

               Tânia de Meneses Souza

               Silvana Mara Pacheco de Paula Afonso





PLANO DE AULA REELABORADO



DISCIPLINA:Português       Turma: 2° ano

Tema: Chapeuzinho Vermelho – Uma aventura Borbulhante (Lynn Roberts)




Justicativa:  Ajudar os alunos a sintetizarem os órgãos dos sentidos utilizando a nomenclatura correta associando – os a partes do corpo.

                         Incentivar a boa alimentação e a hábitos de saúde e higiene.

Objetivos Geral:

Sistematizar o conteúdo de Ciências – Órgãos dos Sentidos, Hábitos saudáveis de alimentação e higiene.

Objetivos Específicos:

  • Conhecer diferentes versões da história dos Irmãos Grimm: Chapeuzinho Vermelho;
  • Compreender os cinco sentidos do corpo humano através da história;
  • Explorar os cinco sentidos;
  • Relacionar bons hábitos alimentares a rotina escolar dos alunos;
  • Conscientizar os alunos de que a saúde não depende somente da alimentação, mas também está conjugada a hábitos de higiene;
  • Estimular a pesquisa utilizando a sala do e-proinfo;
  • Estimular a linguagem oral e escrita.



Duração das atividades

5 aulas de 1 hora cada.

Conteúdos Curriculares e disciplinas  envolvidas:

  • Ciências;
  • Língua Portuguesa/letramento.

Roteiro

Momento 1:

Definição e caracterização dos objetivos será propostas através da contação de  histórias desde cedo proporciona às crianças familiaridade com os gêneros narrativos, como o conto. Nas narrativas dos contos de fadas há sempre uma intervenção mágica para a resolução dos conflitos. Sejam pela presença de personagens como fadas, bruxas, e seus objetos mágicos, seja pela simples impossibilidade real do desfecho, como induzir o lobo a “arrotar” e expulsar a vovó de sua  barriga  resgatando a vovó com vida. O significado simbólico desses elementos mágicos permite às crianças lidar indiretamente com dilemas humanos – a vida e a morte, o bem e o mal, etc. Além disso, é possível abordar diferentes conteúdos da educação infantil, como o uso dos cinco sentidos do corpo humano, por exemplo. No conto Chapeuzinho Vermelho, através de um diálogo entre chapeuzinho e o lobo, é possível explorar essa temática. Veja:

(...) Chapeuzinho não se conteve de curiosidade, e perguntou:

- Vovó, a senhora está tão diferente: por que esses olhos tão grandes?

- É pra te olhar melhor, minha netinha.

- Mas, vovó, por que esse nariz tão grande?

- É pra te cheirar melhor, minha netinha.

- Mas, vovó, por que essas mãos tão grandes?

- É para te acariciar melhor, minha netinha.

(A essa altura, o lobo já estava achando a brincadeira sem graça, querendo comer logo sua sobremesa. Aquela menina não parava de perguntar...).

- Mas, vovó, por que essa boca tão grande? - Quer mesmo saber? É pra te comer! (...). Fonte: Chapeuzinho Vermelho, IRMAOS GRIMM. Editora: COSAC NAIFY.

O uso dos cinco sentidos do corpo humano, a boa alimentação e hábitos de saúde são a temática central desta aula. Mas, abordaremos também o prazer que a escuta dos contos de fadas causa nos pequenos leitores. Além disso, abordaremos as diferentes versões da história de Chapeuzinho Vermelho. No link a seguir você obtém algumas informações sobre as diferentes versões da história de Chapeuzinho Vermelho que poderão ajudá-lo (a) no planejamento da aula.

Momento 2:

Leitura da segunda versão da história Charles Perrault. "As histórias escritas pelos irmãos Grimm defendem valores como a bondade, o trabalho e a verdade. Em seus contos, as pessoas bondosas são premiadas e as maldosas são castigadas. Nem sempre isso ocorre na vida real, mas, na literatura destes autores, quem merece sempre ganha um final feliz. Já nesta versão de Charles Perrault, o desfecho da história é um pouco diferente. Chapeuzinho não tem um final feliz, pois acaba devorada pelo lobo, assim como sua avó". (In: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/comparando-versoes-chapeuzinho-vermelho-428185.shtml ).

Leitura da Versão de Chapeuzinho Vermelho – Uma aventura Borbulhante (Lynn Roberts)

“Observar as diferenças comportamentais e as características mais modernas do conto e menos punitivas”.

Terminada a leitura das histórias, compare e destaque o desfecho em cada uma delas.



Momento 3:

  Pesquisa no uso da biblioteca ( módulo de 50 minutos).

Temas propostos para leitura:                                                                     

  • Corpo humano;
  • Alimentação saudável;
  • Higiene e Saúde.

 O profissional no uso da biblioteca deverá separar antecipadamente a literatura indicada para a faixa etária dos alunos. Observando os gêneros e separando-os de acordo com osgêneros.

Momento 4:

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos por meio da leitura e interpretação das diferentes versões da história de Chapeuzinho. E também, através da exploração e compreensão dos cinco sentidos do corpo humano, contextualizados na história trabalhada.

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor irá ativar esse processo através de diferentes atividades de interpretação e investigação, pesquisas, experiências e observações demonstrando curiosidade e capacidade de formulação de perguntas e hipóteses.

Utilizar as imagens pré selecionadas do livro trabalhado: Chapeuzinho Vermelho – Uma aventura Borbulhante (Lynn Roberts) apresentadas no Data show, oferecendo a oportunidade de refletir sobre as atitude tanto de percepção (orgãos dos sentidos), quanto de hábitos alimentares ( dependência causada pelo refrigerante no lobo e troca alimentares).

Momento 5:


Momento 6 :

Comparando diferentes versões de Chapeuzinho Vermelho e avaliando os objetivos propostos:

  1. Reconto da primeira versão da história Irmãos Grimm, realizado pelos alunos.
  2. O professor deverá fazer a intervenção destacando o diálogo do lobo com o Chapeuzinho sobre os cinco sentidos do corpo humano e também o desfecho que esta história apresenta.
  3. Debate da versão Chapeuzinho Vermelho – Uma aventura borbulhante.

Pontos de apoio:

  • Hábitos alimentares;
  • Dependência (refrigerante e outros alimentos não saudáveis e artificiais)



Converse com as crianças sobre o desfecho da história Charles Perrault. "Como é saber que Chapeuzinho não teve um final feliz"?

Relembre com as crianças o trecho da história em que o lobo e Chapeuzinho conversam e utilizam os cinco sentidos. Destaque o uso de cada um dos sentidos do corpo humano na história. Construa um mural com o diálogo entre o Chapeuzinho e o lobo. Ilustre este mural com imagens de revistas dos órgãos que utilizam os cinco sentidos.

Atividade 2: Explorando o uso dos cinco sentidos do corpo humano.

1. Estimule nas crianças o sentido da audição. Coloque diferentes estilos musicais para as crianças escutarem, para que digam que idéia cada estilo musical transmite e como reage sua audição a cada estilo. Se achar conveniente, diga às crianças que podem dançar acompanhando a música.

Faça às crianças os seguintes questionamentos:

  • Por que Chapeuzinho desconfiou da voz do lobo?
  • O som da voz do lobo e o som da voz da Vovozinha se parecem? Por quê?
  • Os sons das músicas que ouvimos são parecidos?
  • Por que gostamos de alguns sons e de outros não?
  • Como o som é produzido?
  • Quais são os sons produzidos?
  • Quem produz?

Não deixe de registrar as hipóteses das crianças, pois será de grande valia para tomarem consciência do que sabem sobre o assunto e o que precisam saber.

2. O olfato tem grande influência no paladar. Pergunte às crianças: "O cheiro de um alimento também mostra se ele é gostoso ou não?". Vende os olhos de cada uma das crianças e solicite que elas adivinhem os alimentos através do olfato. Caso elas não consigam poderão experimentar estes alimentos utilizando o paladar. Faça algumas perguntas para as crianças pensarem sobre o assunto, como por exemplo:

  • "Como sentimos o gosto dos alimentos?"
  • O alimentos amargos ou azedos fazem bem à saúde?
  • "Qual órgão do nosso corpo é responsável por isso?"
  • "Vocês sabiam que alguns sentidos funcionam em conjunto?"
  • Antes nos alimentarmos quais são as providências que devemos tomar?
  • E após a alimentação é necessária a escovação?

3. Para explorar o tato, construa com as crianças da turma uma "Caixa das Experimentações".

Materiais:

Sete caixas de sapato; Pedra; Algodão; Lixa Sementes; Areia; Terra; Tampa de garrafa; Tinta guache de diversas cores.

Modo de fazer:

Divida a sala em sete grupos. Cada grupo pintará e decorará uma caixa. Faça duas aberturas de 10 cm na caixa em cada tampa e coloque o material dentro da caixa sem as crianças saberem. Peça ao grupo que tateie os objetos e descubram o que está dentro da caixa.

. Para ilustrar a lista, você pode tirar fotografias dos materiais ou acondicioná-los em pequenos sacos, para ficarem expostos.

Avaliação

A avaliação não se dá somente no momento final da aula. É tarefa permanente do (a) professor (a), instrumento indispensável à constituição de uma prática pedagógica e educacional verdadeiramente comprometida com o desenvolvimento das crianças.



Tempo Total de realização do projeto:

5 dias

Material e suporte necessários:

  • Livros de contos de maravilhosos com o tema Chapeuzinho Vermelho.

Chapeuzinho Vermelho – Uma aventura Borbulhante (Lynn Roberts)

Chapeuzinho Vermelho - Charles Perrault.

Chapeuzinho Vermelho -Irmãos Grimm

Livros e revistas para pesquisa disponíveis na biblioteca

Sala do Eproinfo



Fontes de pesquisa:

Livros de pesquisa da biblioteca (observando as especificações do projeto).

Livros literários:

Chapeuzinho Vermelho – Uma aventura Borbulhante (Lynn Roberts)

Chapeuzinho Vermelho - Charles Perrault.

Chapeuzinho Vermelho -Irmãos Grimm

Sites buscados:


http://www.youtube.com/watch?v=qgziBZX--aQ

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário